O Bugatti Veyron já tinha sido recordista mundial de velocidade em estrada. Em 2005, um exemplar do Veyron 16.4, sem qualquer característica além das básicas, atingiu os 408 km/h. Posteriormente, esse recorde foi batido, dois anos mais tarde, numa estrada de 12 quilómetros, no estado norte-americano do Nevada, por um SSC Ultimate Aero TT, construído pela Shellby Sports Cars e que então atingiu os 412 km/h.
Mas, nos finais de Junho, um Bugatti Veyron 16.4 SS, pintado de preto-carbono e laranja, pulverizou todos estes números. Com o ex-piloto de F1 francês Pierre-Henri Raphanel, de 49 anos, ao volante, o Veyron 16.4 SS alcançou os 431 km/h num raio de 20 quilómetros da pista de testes da VW, em Ehra-Lessien, grupo que o Bugatti pertence. Entre os presentes, estavam elementos do Guinness Book of Records, que depois homologaram o número divulgado, transformando o Bugatti Veyron 16.4 SS no carro mais rápido do Mundo. O teste ocorreu sem sobressaltos e, na sua primeira tentativa, o Veyron 16.4 SS bateu logo o recorde anterior, com uma velocidade de 428 km/h; a última tentativa foi ainda melhor e o carro atingiu mesmo os 434 km/h, sendo o valor homologado a média das duas tentativas. A versão do Veyron 16.4 SS que será posta à venda terá a sua velocidade máxima limitada electronicamente nos… 415 km/h.
. A estrutura do Veyron 16.4 SS foi concebida em fibra de carbono e, como homenagem à façanha, todas as 30 unidades deste modelo exclusivo terão as mesmas cores negro-carbono e laranja da que assinou o recorde do Mundo.
MOTOR
Tipo de motor: Central
Posição do motor: Longitudinal
Refrigeração: Água
Aspiração: 4 Turbos, 2 Intercoolers
Número de cilindros: 16 cilindros em W
Válvulas: 64 válvulas
Cilindrada: 7993 cc
Potência: 1001 cv
Torque máximo: 127,5 m.kgf
Rotação de torque máximo: 2200 - 5500 rpm
Taxa de compressão: 9.00:1
Tipo de combustível: Gasolina
Nenhum comentário:
Postar um comentário